III Debate – sobre o conceito oficial de Universidade e outras coisas

Pensando ainda sobre o papel da universidade na sociedade, sentimos a necessidade de buscar informações oficiais de órgãos do governo sobre o conceito e as obrigações de uma universidade, comparando-os com a concepção idealizada construída no II Debate. Assim, realizamos nesse III Debate a leitura de dois textos: o primeiro é um conjunto de pequenos textos (todos retirados de sites oficiais governamentais). O segundo é um trecho da dissertação de mestrado de Alcivam Paulo Oliveira, intitulado “A relação universidade-empresa a partir do empreendorismo”.

Através da análise do primeiro, pudemos perceber que as universidades têm o compromisso de injetar periodicamente profissionais bem qualificados no mercado de trabalho e, como instrumentos para auxiliar nesse aspecto qualitativo da formação do profissional, além de servir para “reafirmar seu compromisso social”, elas devem realizar atividades de pesquisa e extensão. Não há de forma alguma, segundo os dados, uma preocupação com o modo como os alunos estão saindo das universidades, fazendo com que, ao invés de também cientes do seu papel importante na sociedade, o estudante saia um profissional competente e qualificado para atender aos requisitos do mercado, mas alheio aos acontecimentos a sua volta. Tais conclusões são tão óbvias e, ao que parece, reconhecidas inclusive pelo próprio governo federal, coisa que pode ser deduzida através do anúncio da UNIABC, cujo principal diferencial seria tentar sanar essa falta (ver Textos diversos de sites oficiais).

O segundo texto trata também sobre o conceito de universidade ideal, fundamentado sobre argumentos científicos, levando em conta, entre outras coisas, o fato de ter essa universidade nascido a partir da sociedade e de ter nela sua própria finalidade. Tal conceito é baseado em seis pontos (ver A Relação Universidade-Empresa, a partir do Empreendedorismo):

 

a) Universidade como instituição que objetiva a produção de conhecimento interessado;
b) Universidade como universitas;
c) Universidade como lugar de formação integral;
d) Universidade como centro de interlocução interessada com a sociedade;
e) Universidade como instituição autônoma;
f) Universidade como instituição policêntrica.

Assemelhando-se em grande parte ao conceito aqui esboçado, no II Debate, mas infelizmente não condizente, em sua maioria, com o concebido pelo governo.

casa de jera, 2 de junho de 2007.

grupo ágora.

Anúncios

3 Respostas

  1. Legal conhecer o blog de vocês. Vou ficar de olho por aqui. abraços!

  2. […] Texto: Textos diversos de sites oficiais Extraído de lugares diversos. Lido em III Debate – Sobre o conceito oficial de Universidade e outras coisas. […]

  3. […] Lido em III Debate – Sobre o conceito oficial de Universidade e outras coisas. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: