Texto: Textos diversos de sites oficiais

Extraído de lugares diversos.

Lido em III Debate – Sobre o conceito oficial de Universidade e outras coisas.

Sobre ensino (graduação):
Art. 39. Segundo a natureza e finalidade dos estudos, por eles abrangidos, os cursos de graduação diversificar-se-ão em acadêmicos e profissionais.
§ 1º Atendendo à programação específica de suas atividades e às peculiaridades do mercado de trabalho, a Universidade poderá instituir cursos de graduação acadêmicos ou profissionais não regulamentados pelo Conselho Federal de Educação.
§ 2º A Universidade organizará cursos de graduação de curta duração destinados a oferecer habilitação profissional intermediária de grau superior. [1]

“O ensino de graduação é uma atividade central da Universidade que, para garantir sua qualidade e reafirmar seu compromisso social, deve articulá-lo com a pesquisa e extensão. ” [2]

Sobre as pesquisas:
Art. 83. A pesquisa será objeto de programação geral que obedecerá a critérios de prioridade fixados pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, através da Câmara de Pesquisa. [1]
Parágrafo único. A programação geral, uma vez atendida, não impedirá outras iniciativas da Reitoria, das Unidades, dos Departamentos e dos pesquisadores individuais. [1]

Em sintonia com as novas tendências, a UFPE vem firmando parcerias, integrando a pesquisa com o ensino e buscando recursos junto a agências de fomento com intuito de gerar conhecimento e empregar os resultados das pesquisas desenvolvidas na sociedade. [3]

Os Fundos Setoriais são um conjunto de medidas baixadas pelo Governo Federal para captação de recursos e financiamento de projetos e programas de desenvolvimento científico e tecnológico de diversos setores econômicos. [3]

Sobre a extensão:
Art. 86. A extensão será exercida por meio de cursos e serviços, nos diferentes domínios das ciências, das letras, das artes, da cultura em geral e das técnicas de trabalho. [1]
Art. 87. Os cursos e serviços de extensão serão planejados e executados por iniciativa da Universidade ou solicitação de interessados, podendo ou não ser remunerados, conforme sua natureza e finalidade. [1]
Art. 88. O planejamento e coordenação geral das atividades de extensão universitárias serão de competência do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de sua Câmara de Extensão. [1]

Conceito de universidade:

1) Instituições Universitárias
São instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas, de formação de quadros profissionais de nível superior, que desenvolvem atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão. Dividem-se em:

  • Universidades
    • São instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas, de formação de quadros profissionais de nível superior, que desenvolvem atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão.
  • Universidades Especializadas
    • São instituições de educação superior, públicas ou privadas, que atuam numa área de conhecimento específica ou de formação profissional, devendo oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.
  • Centros Universitários
    • São instituições de educação superior, públicas ou privadas, pluricurriculares, que devem oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar. [4]

PS: UNIABC

No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 362/2004 que prevê a criação da Universidade Federal do ABC. Hoje, depois de quase um ano de expectativa positiva, a Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no DOU de 27/07/2005, com o Nº 11.145, datada de 26 de julho de 2005.

O projeto acadêmico procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa e instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário. (Comprometimento com o mercado, através da formação de profissionais “cientificamente e tecnicamente competentes, aliado com a questão do compromisso social). [4]

[1] Regimento da UFPE
[2] http://www.proacad.ufpe.br/organograma.html
[3] http://propesq.ufpe.br/propesq/pesquisa/pesquisa.html
[4] http://portal.mec.gov.br

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Uma resposta

  1. […] Através da análise do primeiro, pudemos perceber que as universidades têm o compromisso de injetar periodicamente profissionais bem qualificados no mercado de trabalho e, como instrumentos para auxiliar nesse aspecto qualitativo da formação do profissional, além de servir para “reafirmar seu compromisso social”, elas devem realizar atividades de pesquisa e extensão. Não há de forma alguma, segundo os dados, uma preocupação com o modo como os alunos estão saindo das universidades, fazendo com que, ao invés de também cientes do seu papel importante na sociedade, o estudante saia um profissional competente e qualificado para atender aos requisitos do mercado, mas alheio aos acontecimentos a sua volta. Tais conclusões são tão óbvias e, ao que parece, reconhecidas inclusive pelo próprio governo federal, coisa que pode ser deduzida através do anúncio da UNIABC, cujo principal diferencial seria tentar sanar essa falta (ver Textos diversos de sites oficiais). […]

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